Salmo 101 comentado

02/06/2010 às 10:24 | Publicado em Para ler, Salmos comentados, Sefirot | 1 comentário
Tags: , , , ,

O Salmo 101 é um Salmo de David, em um momento de solitária meditação. No hebraico, seria: De David, um Cântico.

Neste Salmo, novamente David mostra ódio e desprezo ao mal, e seu amor à justiça do Eterno (Bendito seja).

No primeiro versículo, David promete cantar Chessed (a benevolência) e justiça Divina. Também é possível notar que independente de como Deus trataria David, ele sempre louvaria ao Eterno, não importando-se com problemas ou sentimentos.

O versículo 2 mostra o isolamento do salmista, bem como sua ânsia pela revelação Divina. Para mim, este versículo comprova a teoria da meditação, a inspiração antes da música dita no post anterior.

A partir do versículo 3, encontramos uma série de exemplos de má conduta, seguidos dos sentimentos de David em relação a cada um deles. Neste versículo, o salmista promete se afastar da perversidade e evitar más ações. No versículo seguinte, ele mostra sua repulsa por quem pratica o mal. No versículo 5, David declara guerra à lashon hará, que seria a maledicência, e rejeição aos insolentes e arrogantes.

No versículo 6, David encerra momentaneamente seu discurso sobre as más ações e dá lugar aos justos. Neste caso, ele estava procurando pessoas bondosas para andar com ele, e para trabalhar para ele. Entendo que ele, temente a Deus como era, não queria dar espaço ao mal. Ao mesmo tempo, considerando sua posição perante o povo, David tinha de ser um exemplo. O dito popular “Diga-me com quem andas, e eu te direi quem és” ilustra bem a intenção do salmista. Em contrapartida, David deixa claro no próximo versículo que mentirosos e desonestos não conviveriam com ele.

Para finalizar o salmo, David deseja eliminar rapidamente as “laranjas podres” que espalham maldade, a fim de extirpar todo o mal da cidade santa, da terra escolhida pelo Eterno (bendito seja).

Este salmo nos traz algumas lições: procurar praticar o bem, evitar más companhias, ser um bom exemplo aos demais, fugir da maledicência e da calúnia e, o mais importante: louvar ao Eterno (bendito seja), sejam qual for as circunstâncias.

Que possamos colocar em prática as lições de David e seguir o seu exemplo. Isso fará bem para cada um e para todos à nossa volta.

Até a próxima!

About these ads

1 comentário »

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URI

  1. agradeco a DEUS por ter colocado vc nas nosas vidas.tenho15 anos e fui vomvidada para pregar em uma igreja.ek tenho o dom de pegadota mas estava prescizando de uma ajuda de como me expressar.e vcs comseguiram me ajudar


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com. | O tema Pool.
Entries e comentários feeds.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 31 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: